terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mulheres são seres humanos. Mulheres têm pelos.

Isso a ser escrito agora é apenas um relato bem simples. Espero que ajude quem ler a refletir um pouco, até porque acredito muito que a luta das mulheres por uma identidade diferente da imposta pelo patriarcado é algo a ser feito dia a dia.

Quando eu tinha 14 anos me deparei com a questão de me depilar. É quase como uma obrigação. Você nem mesmo sabe porque está fazendo, mas faz porque todas as meninas fazem, e porque todas as mulheres fazem. Fazem simplesmente porque devem fazer. Alguém gosta?
É engraçado, antes de simplesmente aceitar que se depilar é "mais higiênico" ou "mais bonito" ou "mais feminino", pensar sobre essas justificativas. Vamos a elas.

"Mais higiênico": Todas as pessoas suam, e isso é importante para eliminar as toxinas do corpo. O quanto se sua depende muito mais de uma questão hormonal e de tipo de pele do que de se ter ou não retirado os pelos. Além disso, se ter pelos é "nojento", os nossos colegas humanos do sexo masculino devem ser a porquice personificada, porque eles tem muito mais pelos do que nós. Engraçado é que são eles mesmos os que reforçam essa ideia de que mulher "peluda" é nojenta...

"Mais bonito": Beleza é relativo. Bonito pra quem? Para você mesma ou pra outrem? É difícil a contra-argumentação de "mas eu [i]acho[/i] mais bonito" ser independente de um "sentir-se bem" porque é aceita pelo outro (esse "outro" sem sexismo linguistico). Infelizmente isso é comum: como estamos sendo inseridas num padrão de beleza opressor, fazemos as coisas mais porque seremos aceitas, o nosso "sentir-se bonita" depende do que se define estereotipicamente como "bonita".

"Mais feminino": O que é "feminino"? Algo que é relativo a mulher. Tudo bem, mas esse "algo", quem escolhe? Quem determina? A mulher mesma? Nós determinamos que somos mais bonitas sem pelos, com um "belo sorriso, bons dentes, bonitos seios, longas pernas, bunda bochechuda, voz sensual"?

Eu achava um saco me depilar. Aí quando me deparei com essa noção absolutamente radical de que muelhes não não seres castrados, mas SERES HUMANOS que é o FEMINISMO, parei com isso. Simples assim.

2 comentários:

  1. Não tem mais merdas pra falar????Sai pra lá com essas idiotices de dizer q isso é relativo, aquilo é relativo como se quisesse dizer:"tanto faz, pouco importa".Ser feminina é relativo sim, mas não nessa ideia de "tanto faz".Quanto mais uma mulher se diferencia de um homem(em relação), mais feminina ela se torna.E os instintos do homem percebendo essa mulher mais feminina, mais se sente atraído.Certas coisas não tem necessidade de ser racionalizadas, os instintos dados pela natureza nos dizem o q é mais feminino,mais masculino, mais atraente.Simples assim.

    ResponderExcluir
  2. "Mais higiênico"Atualmente nós homens estamos sendo cobrados a respeito disso também, não se façam de vítimas.
    A preferência é tanto de vocês como nossa.

    "Mais bonito"Todos buscam o padrão mais aceito pela sociedade, mulheres e homens sem distinção.Sentir-se mais bonito(a) ou atraente tem uma relação lógica com a aceitação que recebemos dos outros e que nos ajudam a gostar de nós mesmos.

    "Mais feminino"Foi respondido acima.

    "Eu achava um saco me depilar."Não se depile ninguém a obriga, ninguém a força a tal ato.A sociedade exerce pressão sobre todos para serem aceitos, se quer ser melhor adaptada simplesmente siga as regras, se não quer pode ser como você desejar, só não espere que todos a aceitem da mesma forma.

    Beijos

    ResponderExcluir